quarta-feira, setembro 12, 2007

Benefícios da corrida


Todo dia os corredores fazem tudo sempre igual. Acordam às seis da manhã, ficam meia hora tentando vencer a preguiça (quando vencem...). Por fim, levantam-se, fazem o desjejum caprichado, com a dose certa de carboidrato, cereais, frutas. Separam a bermuda, top ou camiseta, meia, tênis, Ipod, cronômetro, garrafinha d'água e partem, feliz, correndo...
A corrida, quando bem orientada, é um excelente exercício. Não é a toa que existem vários adeptos dessa prática. Muitos decidem correr maratonas tamanha empolgação com o esporte.
Talvez por causa dos benefícios que essa prática proporciona. Isso porque, entre outros hormônios, o exercício libera endorfina, substância que provoca alegria, euforia. Os níveis de serotonina também aumentam, deixando a depressão de lado. Se fizermos uma comparação entre aqueles praticantes de exercícos aeróbicos, que é o caso dos praticantes de corrida e aqueles que não praticam, veremos uma diferença enorme no humor.
O exercício parece ser uma boa maneira de aliviar o estresse. O cortisol, hormônio liberado quando a pessoa está com os nervos à flor da pele, é liberado na corrida. O sono tende a ficar melhor, mais profundo e revigorante.
Correr faz muito bem ao coração, ajudando-o a fortalecer na sua eficiência - para bombear o sangue ele precisa de menos batidas. Com o sangue circulando melhor, os nosso tecidos terão um aumento de entrada de oxigênio, otimizando a função dos órgão do nosso corpo. Fazer exercício é excelente para quem sofre de diabetes e pressão. No primeiro caso, há uma diminuição das taxas de glicose no sangue, ideal para diabéticos. Além dsso, existem um aumento da elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando a manter a pressão em níveis normais. É ideal para hipertensos. Há a diminuição das taxas de LDL, o "colesterol ruim", e aumento nas taxas de HDL, o chamado "colesterol bom". Em geral, recomenda-se a corrida para todas as pessoas com problemas cardíacos, observando as mais variáveis possíveis. Antigamente, quem tinha problemas cardíacos, deveria ficar em repouso na cama. Hoje, deve fazer exercícos físicos com uma boa orientação profissional.


Boa corrida e um forte abraço!

Nenhum comentário: