sexta-feira, novembro 04, 2011

O VERDADEIRO LEGADO DE ORLANDO SILVA NO ESPORTE

O caminho que Orlando Silva escolheu, vem surpreendendo a mídia esportiva e os meios de comunicação. Prova maior foi tal apoio que recebeu da presidenta Dilma Roussef na transferência do cargo para Aldo Rebelo e os aplausos memoráveis de 30 segundos em pé por todos os presentes (inclusive por destaques de momentos inesquecíveis do Esporte, como o Capitão do Penta Cafu, a rainha do Basquete Hortência e o Rei do Futebol Pelé, entre outros) ao afirmar: ´-Eu sou inocente!’.
Até agora não existem provas a respeito das declarações infundadas por um criminoso. Simplesmente se calaram. Não se veicula na imprensa que o próprio Orlando Silva ofereceu a denúncia junto à justiça brasileira. Quantos iriam ter tal coragem e destreza de ficar a disposição na quebra de sigilo bancário e telefônico para tais averiguações? Orlando Silva Jr. não teme!
Assim sendo afirmo: Orlando Silva foi o melhor Ministro do Esporte que tivemos. Lutou sim com a insatisfação dos dirigentes e do imperialismo esportivo que assola o mundo. A geração de emprego e renda é uma realidade. Nos países em que houve mobilização a favor de um megaevento esportivo, a transformação foi evidente. No México, o Esporte vem tomando proporções inéditas na saúde e condição de vida da população, com duas Copas do Mundo e dois Jogos Pan-Americanos. Em Cuba, a democratização do esporte é uma realidade e a expectativa de vida ao nascer vem aumentando.

Ao contrário do que dizem: Orlando Silva não se aliou aos coronéis do esporte. Manteve-se áspero aos que quiseram nos subjugar a soberania nacional e a dignidade da pessoa humana. Aos mais desinformados, Orlando Silva investiu alto no esporte educacional, democratizando o acesso ao esporte no ambiente escolar de qualidade para milhares de crianças e adolescentes em áreas de elevada vulnerabilidade social. Aos que se destacaram nos programas federais educacionais, foi garantida a continuidade do benefício com a implantação de bolsas com renda mensal. Para tanto, não deixou de lado a construção de espaços esportivos de esporte e lazer. Orlando Silva garantiu o amplo acesso ao esporte e lazer de qualidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos e pessoas com necessidades especiais. ISSO É ESPORTE PARA TODOS! Todos esses programas federais são modelos que outros países como a Angola e Moçambique vem copiando para sua mobilização nacional na (re)construção do Esporte.
A gestão de Orlando Silva vinha diminuindo os convênios junto às ONG´s a ponto de ser o único Ministério que vinha agindo com tal prática. Mostra maior disso, é o aumento de convênios firmados com o poder público (Estado/Município) e com ação descentralizada em parceria com o Ministério Público de cada Estado. Orlando Silva teve todo o apoio da presidenta Dilma, ao ponto de apurar todos os atos de denúncias oferecidas pela Ouvidoria do Ministério do Esporte de convênios irregulares, agindo de maneira sagaz com a Tomada de Contas Especial referente ao convênio denunciado. Independente de denúncias, os programas federais do Ministério do Esporte tem que apresentar prestações de contas parciais, cronograma de despesa e desembolso, além de relatórios trimestrais.

Eu pergunto aos senhores: Você já viu uma criança ou adolescente em uma aula de educação física do Programa Segundo Tempo? Aquele campo de futebol onde se traficava drogas, aquela praça escura tomada pela prostituição, aquele terreno onde se fazia abordagem de assaltantes, foram tomados por prática esportiva visando ao esporte educacional... Esporte como atrativo para se alcançar a Educação. O contraturno escolar nunca foi tão aguardado. Tal política social foi adotada em um programa federal do Ministério da Educação: O Programa Segundo Tempo no Mais Educação.


Como se diz no Esporte, chegou a hora de passar a bola, Orlando Silva. E a função de conduzir ao ataque coube ao também nordestino Aldo Rebelo. Pode ser que você, Orlando, receba a bola lá na frente para fazer o gol...

6 comentários:

Mirelly Câmara disse...

É isso aih vitor, muitos tentaram dminuir ou fazer passar em branco esse legado de Orlando. Esses e ouros frutos ainda teremos da presença dos comunistas no Esporte. Valeu Orlando, Vamos nessa, Aldo!

Nessa &Zidane disse...

Muito boa esse seu post do Orlando vou compartilhar com os amigos.

Cleiber de Meireles da Silva disse...

É! eu também concordo!

Vitor Fabiano disse...

Com certeza, Mirelly, esse é o caminho para um futuro concreto sem conchavos e falsas conjunturas políticas.

Vitor Fabiano disse...

Valeu, Vanessa! Mande abraços pro pessoal do partido de Manaus!!! Bons tempos aqueles... muita briga, coragem e determinação que conteibuiu para nossa formação como cidadão!

Vitor Fabiano disse...

Grande Cleiber! Temos que brigar pelas nossas convicções! O futuro é hoje! Faça acontecer!